CAPOLIB atribuiu apoios aos criadores de pequenos ruminantes

A Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) procedeu na quarta-feira, dia 15 de janeiro, à entrega das compensações financeiras aos criadores de pequenos ruminantes, no âmbito do projeto “Cabras Sapadoras”.

Após a aprovação da candidatura apresentada para as “Cabras Sapadoras”, a Cooperativa Agrícola de Boticas entregou os apoios previstos, relativos ao ano de 2019. Nesta candidatura, são apoiados 10 produtores pecuários, com 1500 animais, caprinos e ovinos, que pastoreiam uma área de 120 ha, localizada em Baldios do concelho de Boticas, pelo período de 5 anos.

O valor do apoio a atribuir por cada animal por ano é de 5,00 euros, mais IVA, no primeiro ano e 2,50 euros, mais IVA, nos quatro anos seguintes.
O objetivo deste projeto “Cabras Sapadoras” passa, essencialmente, pela utilização de caprinos em rebanhos dedicados à gestão de combustível florestal na rede primária, pelo que esta prática ancestral tem um contributo concreto na prevenção dos incêndios florestais.
Na prossecução deste projeto são tidas em conta preocupações de proteção ambiental, na medida em que, para fornecer a energia necessária às cercas instaladas para delimitar as zonas onde as cabras sapadoras pastoreiam, são utilizadas baterias alimentadas por painéis fotovoltaicos.
Juntamente com a preocupação ambiental, são introduzidas novas tecnologias inovadoras, tais como o dispositivo de geo-localização que permite localizar e acompanhar o trajeto de cada rebanho em tempo real, quer pelo pastor, quer pelos técnicos da Cooperativa.