Medalhas de Ouro 2016 - Carne Barrosã

Medalha de Ouro no IV Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados, edição de 2016.

À semelhança dos anos anteriores, numa organização conjunta da Qualifica – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses – e do CNEMA – Centro Nacional de Exposições de Santarém – decorreu no passado dia 31 de março o V Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados.
A Carne Barrosã – DOP, à semelhança dos anos anteriores, conquistou nesta edição as duas Medalhas de Ouro para as classes em que concorreu, máxima distinção atribuída, quer no concurso das carnes, quer no concurso dos hambúrgueres.

Acima de tudo, estes prémios constituem um enorme incentivo para todos aqueles que criam e preservam esta maravilhosa raça autóctone, das terras altas do norte de Portugal, produzindo uma das melhores carnes do mundo em perfeita simbiose com o meio ambiente, num claro exemplo de desenvolvimento sustentado, respeitando o bem-estar animal, cumprindo todas as exigências legais e garantindo a rastreabilidade e a segurança alimentar.
É por este motivo que a Organização de Produtores da Cooperativa de Boticas dedica esta distinção a todos os produtores que, apesar das dificuldades, dedicam o seu esforço e sabedoria para a produção de um produto de excelência – a Carne Barrosã.

Por eles temos o maior respeito e admiração pelo seu contributo para a preservação do património genético nacional, para a manutenção da biodiversidade, pela preservação da paisagem montanhesa e pela sustentabilidade da economia rural das regiões de produção.

A entrega das medalhas irá decorrer em Santarém, em junho próximo, no decurso da Feira Nacional de Agricultura.