Medalhas de Ouro 2018 – Carne Barrosã

Pela sétima vez consecutiva a Carne Barrosã é premiada com a Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados

Decorreu no passado dia 7 de fevereiro, em Santarém, nas instalações do CNEMA, Centro Nacional de Exposições de Santarém, a sétima edição do Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados.
Este concurso, levado a efeito pela QUALIFICA, Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses e pelo CNEMA, contou com a participação de várias carnes qualificadas, de várias espécies, nomeadamente, carnes de bovino, ovino, caprino e suíno, as quais foram submetidas à degustação e rigorosa avaliação de um exigente júri composto por diversos elementos ligados ao sector das carnes.
Mais uma vez a excelência da Carne Barrosã foi posta à prova e mereceu a máxima distinção, tendo conquistado as Medalhas de Ouro na carne de vitela, bem como nos hambúrgueres.
Mesmo não sendo uma surpresa, atendendo ao histórico do palmarés conquistado até à data, não deixa de ser motivo de forte orgulho para a Organização de Produtores, sedeada na Cooperativa Agrícola de Boticas – CAPOLIB mas, acima de tudo, um inequívoco e estimulante incentivo para os Produtores que labutam diariamente, 365 dias ao ano, muitas vezes em condições extremas, para a obtenção de tão nobre e distinta carne que faz as delicias dos palatos mais exigentes.
É assim bem merecido e inteiramente justo o pagamento que a Organização de Produtores pratica por quilo de carcaça, o qual se revela o mais caro pago à produção no nosso país.
Sem este estímulo financeiro seria muito difícil perpetuar esta atividade e preservar a raça mais emblemática da bovinicultura nacional, bem como participar de forma tão assertiva para a sustentabilidade nas zonas de montanha do norte de Portugal.
Aproveitamos a oportunidade para dar também conhecimento de que os CTT dedicaram a sua mais recente edição filatélica a 6 raças autóctones portuguesas, sendo a raça Barrosã uma das duas raças bovinas eleitas, o que não deixa de traduzir o reconhecimento social e a importância desta raça no panorama da produção animal nacional.
A todos os Produtores o nosso imenso agradecimento pelo seu qualificado, reconhecido e premiado desempenho.