A Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB) assinalou no passado sábado, dia 26 de novembro, 70 anos de existência com uma cerimónia à altura da ocasião.
As comemorações arrancaram ao início da manhã, com a receção das diversas entidades e representantes de instituições locais, regionais e nacionais, nomeadamente a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na sede da CAPOLIB onde, após uma breve visita ao espólio e às instalações da cooperativa, procedeu ao descerrar de uma placa juntamente com o Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, e do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga.
Logo de seguida teve lugar, na ala lateral do Pavilhão Multiusos de Boticas, a cerimónia comemorativa do aniversário que contou, entre outros, com a presença do Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, do Presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFRAGI), Idalino Leão, do antigo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, do Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, e da ministra Maria do Céu Antunes.
O ponto alto do dia foi a apresentação do livro “70 Anos da Cooperativa Agro Rural de Boticas”, um momento com grande simbolismo para a instituição e seus associados, uma vez que na obra é feita uma descrição da história da CAPOLIB desde a sua criação até aos dias de hoje, sendo que a publicação teve o importante contributo de Miguel Freitas.
Para o responsável pela CAPOLIB, Albano Álvares, “a comemoração de 70 anos de existência da Cooperativa de Boticas é um marco histórico para o concelho e para a região. Nem sempre teve um percurso fácil, mas, graças às resiliência, força de acreditar e trabalho daqueles que fizeram e continuam a fazer parte desta instituição, foi possível chegar até aqui sempre com espírito de mudança e adaptação”.
“Quero deixar um agradecimento especial à Câmara Municipal de Boticas pelo apoio e colaboração que tem dado à CAPOLIB ao longo dos anos, por acreditar na nossa instituição e por nos ajudar a fazer mais e melhor em prol do nosso concelho”, finalizou Albano Álvares.
Por sua vez, Fernando Queiroga destacou “o orgulho enorme em poder participar nas comemorações dos 70 anos da CAPOLIB, uma instituição que tem contribuído, de forma significativa, para o crescimento sustentável do setor agropecuário e, recentemente, também florestal da nossa terra”.
“É, sem dúvida, uma entidade com grande relevância para os produtores e agricultores do concelho, assim como para o desenvolvimento da economia local e divulgação dos nossos produtos endógenos “, rematou o autarca.
Quanto à ministra Maria do Céu Antunes enalteceu o percurso realizado pela CAPOLIB, assim como as outras cooperativas agrícolas do país, referindo que “para que haja mais agricultura, uma agricultura mais sustentável e um desenvolvimento económico e social consentâneo neste território é fundamental reconhecer o trabalho que tem vindo a ser feito pela cooperativa de Boticas durante estes 70 anos”.
Fundada em 1952, a CAPOLIB tem vindo a desenvolver um trabalho notável junto dos produtores e agricultores locais, no que concerne ao apoio às produções, promoção e venda de produtos endógenos, em especial a Carne Barrosã DOP e o Mel de Barroso DOP, e melhoria de qualidade de vida dos seus associados, contribuindo, assim, para a divulgação do que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas e na região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial, pela FAO.
Fonte da Notícia: Câmara Municipal de Boticas