A Cooperativa Agro Rural de Boticas, CRL (CAPOLIB) é a entidade que suporta juridicamente o Agrupamento de Baldios do concelho de Boticas, o qual é constituído por vinte e duas unidades de baldio, com uma área aproximada de 14300 hectares.

A CAPOLIB conjuntamente com o AQUAVALOR e o CIMO, apresentou uma candidatura ao programa Promove da Fundação “La Caixa” com o objetivo de valorizar os recursos micológicos existentes na Região do Barroso, mais concretamente no Concelho de Boticas.

Este projeto denominado de “WOODLANDFUNGI” pretende valorizar de forma sustentável um dos recursos endógenos mais predominante na região do Barroso, nomeadamente os cogumelos silvestres.

Com a execução deste projeto pretendesse uma gestão ordenada e sustentável dos recursos através da identificação de áreas com potencial micológico, organizando e regulamentando a sua colheita. Por outro lado, pretendesse também dotar de competências as comunidades locais de boas práticas de colheita quer para garantir a sua preservação assim como a sua continuidade no ecossistema.

Paralelamente, o “WOODLANDFUNGI” contemplará atividades de caracterização nutricional e fitoquímica das diferentes espécies de cogumelos silvestres, além do desenvolvimento de produtos diferenciadores.

Com este projeto, a CAPOLIB ambiciona impulsionar e comercializar estes recursos em diferentes formas (fresco/congelado/desidratado) bem como, introduzir no mercado os produtos diferenciadores desenvolvidos que contribuirão por sua vez para a promoção e desenvolvimento da região.

 

 

 

 

Projeto financiado por: