A Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB), em colaboração com a Câmara de Boticas, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF) e com os Bombeiros Voluntários de Boticas (BVB), está a implementar o Plano de Fogo Controlado numa área total de mais de 120 hectares, distribuídos pelas freguesias de Alturas do Barroso e Cerdedo, Vilar e Viveiro, Beça, Boticas e Granja, Sapiãos, Ardãos e Bobadela e Pinho.
No ano de 2020 e nos primeiros meses de 2021 já foram executados aproximadamente 64 hectares divididos pelas freguesias de Boticas e Granja, Sapiãos, Pinho e Alturas do Barroso e Cerdedo.
Estas ações são supervisionadas por equipas dos Sapadores Florestais e pelos bombeiros, em parcelas definidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O Plano de Fogo Controlado foi aprovado no âmbito da candidatura n.º 2018012500030 submetida pela Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) ao Fundo Florestal Permanente – EIXO II – Defesa da Floresta Contra Incêndios e visa criar, dentro das áreas florestais rurais, espaços com pouca carga combustível, de forma a serem utilizados como pontos de apoio no combate aos incêndios florestais, permitindo também a proteção de zonas arborizadas, a criação de barreiras que aumentam a resiliência aos grandes incêndios e ainda a renovação e melhoria das pastagens.